sábado, 20 de fevereiro de 2010

No continuum do Amor

Nossa vida não é nada a não ser uma seqüência de momentos.

Amor é fazê-los serem sempre bons e proveitosos momentos - por prazer, aprendizado ou evolução.

No Amor, única coisa que levamos eternamente conosco,

A multiplicidade única do Amor

A vida é um bem único que se desdobra e multiplica em um eterno devir; é única e em constante mudança para ser sempre igual: viva.

No Amor que inspira a viver a mudança em nós e no mundo,

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Amor-em-si, o Todo sustentável

A questão não é afirmar algo negando outra coisa e sim afirmar-o-Amor-em-si, sem "dicotomizar", dividir e diferenciar e sim triangular e convergir.

Quando se relaciona equanimemente amado-amante-ação-amorosa liberta-se e expande-se o Amor, soma maior que as partes, o Todo sustentável.

Nos elementos básicos que sustentam a pirâmide da vida,

A superação é Amor

Cada segundo é um instante de possível superação. E o Amor a força de efetivação.

No progresso do Amor, compasso da ordem e decisivo,

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Amor, eternidade sem tempo a perder

Sem tempo a perder
Para ajudar a todos os seres,

Sem tempo a perder
Para Amar

Sem tempo a perder
Para se cuidar

Sem tempo a perder
Para se estar junto

Sem tempo a perder
Para realizar as transformações necessárias

Sem tempo a perder
Para realizar seu verdadeiro norte

Sem tempo a perder
Para se realizar nas práticas tântricas e vencer a morte

Sem tempo a perder
Para vencer o medo e contar com a sorte

Sem tempo a perder
Para nos reencontrarmos

Sem tempo a perder
Para entrar no compasso do caminho do meio:
Não tenha pressa, mas não perca tempo.

Diante de ti, minha mãe, me inclino em profundo Amor e devoção,

Texto em homenagem aos 56 anos de minha mãe, sob inspiração do presente que lhe dei – “Sem tempo a perder – um guia útil para o Caminho do Bodhisattva”, de Pema Chödrön – e das sábias palavras de Saramago, inseridas com Amor de filho com intuito compassivo.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Amor do além

É o Amor que compassiva e instintivamente lhe leva a doar o que tiver no bolso a um aleijado que profetiza palavras sobre o futuro próximo e lhe mostra o caminho.

É a humildade que lhe dá ouvidos.

É a fé que lhe dá coragem para crer, agir e fazer o seu destino.

No Amor, espírito que anda,

Amor canino

Momento ternura do dia.

Dois cães juntos esperando sua família comer pizza.

Uma garotinha leva água em um copo descartável; burburinho, agito de pessoas, mas nada macula a beatitude do Amor incondicional, aquele estado de entrega e comunhão e arrebatamento que palavras não expressam, mas o olhar acolhedor da troca amorosa captam:

Entre a garotinha e seus cães e com todos que comungaram do momento.

O sagrado está onde menos imaginamos e viver seus detalhes é a bênção da eternidade desperta a cada momento, que confere um brilho, um tom e um som especial a cada instante - uma áurea ao agora.

No Au-"Augenblick" do Amor, olhar dos olhos, instante inspiração,

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Amor é afirmação-em-si

Em meio à tristeza, decepção, mentiras e desilusão o Amor é quando se ressalta o estar junto, o riso, o prazer, o conjunto.

E é quando se sabe o momento preciso do se investir ou se retirar, sem nunca partir, sem nunca julgar. É apoiar dentro do limite da saúde e com foco no progresso.

Amor é afirmar-se-em-si, é afirmar o melhor lado de todos os envolvidos no processo e o processo-em-si.

No Amor que é e atua no interesse equânime entre as três esferas, amante, amado e ação amorosa,

Amor - felicidade que gera compromisso

A felicidade gera o compromisso e não o contrário. As pessoas vivem cada vez mais em função da obrigação e do interesse de um compromisso e não mais por Amor, deixando escapar assim a possibilidade da felicidade genuína.

A felicidade sustenta o compromisso; o compromisso sufoca a felicidade. O Amor? Liberta.

A liberdade de Ser-em-si e de se relacionar plenamente com o Todo, na afirmação de sua vontade, dá espaço para cômodas trocas e aceitações em nome da conveniência ou do medo, abrindo-se mão do banquete da vida por migalhas de sobrevivência condimentadas com temperos ilusórios da vantagem e do conforto.

A maioria se furta a afirmar a sua vontade por medo ou insegurança, presos a um frágil, mas opressor sentimento de necessidade de estabilidade que, projetado em uma relação, torna ambos reféns de si próprio e do outro, gerando tensão desnecessária e contrária aos desejos que irá explodir ao invés de fissurar - a afirmação da vontade pode até fissurar mais constantemente, mas é através desta fissura que a relação cresce e atinge níveis ainda maiores de realização e felicidade plena.

A busca da plenitude cansa a maioria só de pensar e o Amor perde espaço para a segurança financeira e/ou emotiva, o conforto e a ostentação do luxo.

Outros desistem após desilusões em sua busca. Lástima por não verem que faz parte do caminho e é uma vitória do Ser a retirada de cada véu da ilusão.

O Amor não é fácil. O Amor também não é difícil. O Amor é.

E quando nós aprendermos a Ser seremos plenos em nós mesmos e capazes de nos relacionar amorosamente, seremos Amor e viveremos em paz. Conosco e com o próximo.

Não estou querendo apoiar relacionamentos instáveis, tampouco conflituosos, pelo contrário. Mas mais do que o contrário, não estou querendo afirmar o contrário da negação do desamor que nos assola por medo ou insegurança. Busco afirmar um novo patamar de relacionamento, onde compromisso e segurança são ramos da semente do Amor e, por isto, exalam no caule, nos ramos e nas flores, o aroma da genuína felicidade, terroir da liberdade, do crescimento individual-coletivo e de novos horizontes.

Na profunda simplicidade do Amor, fluído caminho da alma,

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

No cultivo da semente do Amor

Não se deve depender de fatores externos para se cultivar, colher, distribuir e desfrutar do Amor.

Não importam as estações, nada mudou se você escolheu o campo fértil e certo - estufa o peito, abre espaço e no silêncio companheiro e calor aconchego de seu coração, cultive a semente que a tudo resiste e só lhe espera despertar para si para juntos crescerem.

Sim, aí sim pode-se afirmar o viver junto e compartilhar, porque tem-se o que dar e não se necessita receber, atua-se sem carência no desejo, dando asas à vontade e força ao verdadeiro poder - o Amor.

Na semente do Amor que pode acabar com a fome do mundo,

Amor - busca e sustentabilidade em si

Mudar o pensamento para mudar a fala, mudar a fala para mudar as ações, mudar as ações para mudar os resultados. Mudar os resultados em busca de sustentabilidade.

Ser esta busca, ser estes resultados para Ser sustentável e assim Ser-em-si, pleno no e através do Amor.

Na sustentabilidade que é Amor, felicidade genuína,

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Arrebatamento do Amor

O poder arrebatador do Amor transforma instantes antes em eternidades depois ao forjar o agora no aqui.

Nada mais é preciso, o impulso de Eros explode e quando de sua plenitude se transvalora em direção sublime valorizada em fecunda união.

É o Amor despertando em primavera, desabrochando em flor, ebulindo em aroma verão e suas cores, sem ter mais que a certeza do outono e do inverno e de um renovado despertar, estações da aurora de nosso Ser.

No devir do Amor, poder do arrebatamento que é a vontade de poder da eternidade finita que transcende e vai além, imamente em nossa mente-coração,