sábado, 27 de junho de 2009

Amor - estado revolucionário

Enquanto se combater ódio com ódio, violência com violência ficar-se-á preso ao mesmo paradigma da ação horizontal, correndo de um extremo ao outro, procurando em círculos a razão que não pertence a nenhum dos lados e sim a ambos, juntos, e a ninguém sozinho.

A verdade está lá fora - do Eu e do Outro - acessível no plano vertical. É hora de irmos ao encontro e não de encontro a nós mesmos, canalizando a energia desta yoga (união) para alçarmos esferas superiores.

É hora de lutar contra a própria idéia de guerra e de inimigos: não são mais estes ou aqueles grupos os inimigos, de fato nunca foram. Nosso maior inimigo reside em nós mesmos e se chama medo, fruto da ignorância e pai do terror, da violência e dos descontroles, como os de consumo, por exemplo.

O maior perigo é nosso medo individual dar voz a uma pseudo-razão forjada que sustente uma centralização do controle tecnológico e do crédito, controlando o progresso mundano global. Isto já uma realidade e a Internet uma possibilidade de resistência, se bem usada.

Que é uma evolução também espiritual, a isto cada vez mais pessoas começam a despertar, entender, aplicar e propagar.

A indiferença continua sendo, contudo, o entrave para que alinhemos os avanços mundanos e espirituais, que em nada devem se contradizer, posto que são naturais à nossa condição humana: nem animais, nem deuses; daemons que devem compreender seu papel libertador e cultivador do superorganismo Terra, gerando e consumindo seus frutos de maneira sustentável.

Quando interiorizarmos nossa verdade absoluta - a de que somos eleitos sim para sermos os jardineiros deste imenso jardim - começaremos a nos abrir para a beleza e dádiva de estarmos vivos neste Éden e entenderemos as metáforas das grandes escrituras sagradas de todas as tradições religiosas - profundamente coerentes entre si: a de que vivemos no paraíso e que a vivência disto depende de nossa percepção, motivação, atenção e ação.

Desperta em nós, então, o estado de Amor: uma revolução sem precedentes que nos leva a transmutar estados baixos de energia e elevar os padrões globais a novos níveis, afinal, não somos feitos de átomos, energia que vibra?

A revolução do mundo, como dizia Gandhi, se inicia por nós, em nós.

Começa pela mudança nos padrões de alimentação: tanto a física, a comida que você ingere, afinal você é o que você come, quanto os pensamentos que nutrem sua fala e sua ação.

Nutrir-se de comida morta, que causa sofrimento para chegar a seu prato é contribuir com a acidez de seu corpo e consequente envelhecimento precoce das células - nosso intestino de 9 a 12 metros não é ideal para digestão de carnes, que apodrecem e provocam o surgimento de uma toxina chamada cadaverina; fora o fato de que comida viva e fresca contém mais energia vital (prana) - se é vivo e ficou no prato é porque é para ser comido, se sair correndo, deixa viver.

Nutrir-se de pensamentos negativos gera queda de energia, mal humor/humor ácido (!), bad karma, antipatia e resistência exterior de e em todos os níveis. Basta parar e repensar situações vividas: o sorriso genuíno abre portas, a grosseria fecha e ainda traz um peso nas costas; ambas contagiam.

Eis nosso desafio evolutivo atual. O que você quer propagar com sua fala e suas ações, o que você quer vivenciar em seu cotidiano. Depende de seus pensamentos, monitore-os, treine-os, aperfeiçoe-os.

A troca com o exterior é o passo seguinte: quando feito de maneira aberta, equânime e bem intencionada, gera-se uma energia sustentável e propulsora. Existem diversas técnicas para tornar o amor tanto a energia sustentadora de pano-de-fundo, quanto a energia propulsora, atuando como motivação pura e atenção plena.

Cada tipo de Ser deverá encontrar a sua: os mais racionais devem utilizar-se de sua capacidade analítica racional para questionar-se de cada pensamento, fala e atuação, se está em alinho com o princípio da harmonia, respeito, equanimidade e compaixão; os mais emotivos devem recorrer à sensação buscando entender os mesmos tópicos; ambos os tipos devem reforçar o uso da intuição e buscar sempre se colocar de verdade no lugar do Outro para depois poder criar um ponto-de-convergência que seria o ideal para o Todo - é este o ponto a se almejar. Deve-se contemplar o estado atual e o estado desejado e aspirar que Todos possam convergir para lá, intuindo como agir da melhor maneira a contribuir para a concretização disto.

Doar um fluído amoroso - que você pode visualizar sendo as batidas de seu coração emanando ondas de amor (pense no ar como um meio líquido menos denso, imagine a vibração das ondas) pelo ambiente envolvendo as pessoas (branco, vermelho e azul alternadamente), com o desejo de que todas possam tocar seu íntimo divino e passarem a ser emissoras do Amor ao removerem o medo e a ignorância é uma boa prática cotidiana - é algo que não tem sensação similar: requer não apenas motivação pura de beneficiar a Todos, mas também atenção plena de estar sempre atuando, mesmo e principalmente nas situações que nos levariam a agir exatamente dentro do padrão ordinário de reagirmos com irritação, aversão, ódio ou demais sentimentos negativos que nada agregam à nós, aos outros, à solução da questão que nos incomodou e ao ambiente em si.

É nossa missão nos tornarmos células revolucionárias vibrando Amor incondicionalmente.

No despertar revolucionário de nosso íntimo que é o Amor,

Nenhum comentário: