sábado, 24 de dezembro de 2011

Amor à toda paisagem humana

Amor às depressões, aos vales das sombras e picos de pura Luz - Amor à toda paisagem humana,

Em momentos de depressão - mesmo os constantes que definem um quadro depressivo; isto também vale para ansiedade e síndrome do pânico - a primeira coisa que se precisa fazer é cultivar sua paz interior, gerando e cultivando um espaço interno através da respiração.

É aceitar-se na dor e no prazer de se ser o que se é e buscar cultivar isto com excelência.

Não rejeitar esta fase no vale da sombra (do Eu), muito mais agradecer a ela, pedindo-lhe que lhe mostre o que tanto lhe magoa, o que tanto queres mudar: fazer do sofrimento seu guia para assim alcançar a verdadeira felicidade.

Só a dor pode mostrar o que precisa ser mudado/transformado.

Só o Amor pode realizar essa transformação - com Luz/clareza para discernir o que pode e o que não pode ser mudado, Força para realizar o que for necessário e compaixão para acolher todo o resultado equanimemente: amar seu destino.

Amar o que se é agora. E se perguntar como se quer ser no instante seguinte. Amá-lo também, atraindo assim para si na pulsação do coração.

Reflita.
Por que sentes isto?

Que atos o tem feito se sentir se boicotando?
Mude-os.

Que resultados o tem desagradado?
Analise suas causas.
Mude-as.

Que pensamentos o tem preocupado?
Mude a perspectiva.
Canalize-os para a transmutação.

Psicólogos, gurus, psiquiatras, terapeutas? Sim, eles lhe levarão ao mesmo lugar que precisas encontrar por si mesmo. Eles poderão ajudar, mas é somente você quem terá que ter a coragem de procurar, encontrar e entrar para poder sair mais completo.

Cada vez se é mais afoito. Precisa-se aprender a controlar suas emoções..

Aguardar as informações do mundo exterior chegarem, estarem disponíveis, colher mais informações, amadurecê-las dentro de si para tomar decisão mais sábias e sustentáveiss ao invés de ansiosas e apressadas.

Respire.
E pare de se julgar.

Seja feliz aqui e agora, pois não adianta correr atrás de nada, porque à sua frente espreita a morte - cultive o único espaço-tempo onde há vida; o Aqui e Agora.

Na seqüência de instantes que marcam a eternidade de nossas memórias,

Um comentário:

Teodoro disse...

Em um post de um blog que costumo ler, como disse Buda, “a paz está dentro, não procure fora”, ou Jung, “aquele que olha pra fora, sonha, aquele que olha pra dentro, acorda”. Acho que, em 2011, ao olhar para fora, consegui entender o valor de olhar para dentro.... E espero que este olhar continue cada vez mais apurado em 2012. Que você tenha um ano muito feliz, de colheita e que tenha também um toque virginiano - acho que vai te fazer bem ;)